A Hepatopatia grave é um grupo de doenças que atingem o fígado de forma primária ou secundária, podendo ser aguda ou crônica, e que acarreta deficiência funcional intensa, progressiva e grave, além de muitas vezes causar a incapacidade permanente do paciente.
Algumas doenças hepáticas são:
- hepatite viral, (particularmente hepatite A, B e C),
- lesão hepática induzida por fármacos,
- colangite,
- doença hepática alcoólica.
- esteato-hepatite não alcoólica,
- doença auto-imune,
- cirrose biliar primária,
- hemocromatose,
- doença de Wilson, dentre outros.
Importante notar que, a depender da incapacidade que estas doenças causas, o paciente poderá ter direito à aposentadoria por invalidez, bastando que seja comprovada a incapacidade total para o trabalho.
É muito comum, também, que o INSS negue o benefício, mesmo que a pessoa apresente más condições de saúde. Para estes casos, é necessário acionar o Poder Judiciário para ter garantido o direito ao benefício.
Além da aposentadoria, a Hepatopatia pode gerar direito ao auxílio-doença (Auxílio por Incapacidade Temporária) ou aposentadoria por invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente).
O que vai determinar se o benefício será de aposentadoria ou auxílio-doença é a gravidade, o estágio da doença e as consequências que ela gera na capacidade de trabalho.
Você pode ler mais em: https://emanuelmonteiroadvprev.com.br/