Criado em 2010, o Regime Especial de Atendimento em Turnos (Reat) nas agências da Previdência Social será extinto.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Eduardo Rolim, falou que na nova modalidade, os servidores que trabalham nas agências vão ter seis horas presenciais, como vem acontecendo.
Importante notar que nos últimos meses há uma reclamação constante por parte dos usuários dos serviços do INSS sobre a demora na análise dos pedidos e essa demora vem justamente da falta de pessoal para o atendimento.
Além disso, eles terão mais duas horas complementares (presenciais ou remotas), em atividades administrativas, para complementar a jornada.
Segundo ele, “Para as agências funcionarem, existe um número mínimo de funcionários. E, na maioria delas, isso não vinha sendo cumprido. Mais de 90% das agências atendiam até 13 horas”, afirmou Rolim.
Em agências que não fazem pericias, a mudança só vai ocorrer em outubro. Nesses casos, os servidores precisarão aderir a um programa de gestão, que já está em funcionamento de forma experimental.
Os dois sistemas (presencial com complementação ou remoto, de 8 horas) não se aplicam a pessoas acima de 60 anos, funcionários com comorbidades ou com filhos em idade escolar.
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